Baade e Schoenberg (2004) propõem um método para estimar o nível de funcionamento cognitivo pré-mórbido de um indivíduo, utilizando seus resultados em testes de desempenho escolar anteriores. Essa estimativa é crucial em avaliações neuropsicológicas para determinar se houve declínio cognitivo.
Os autores revisaram a literatura existente sobre a relação entre testes de inteligência Wechsler e testes de desempenho em grupo, como o SAT e o ACT. Eles propõem que os clínicos podem usar o método da diferença prevista para estimar o QI a partir dos resultados dos testes de desempenho. Esse método é comumente usado para identificar discrepâncias entre habilidade e desempenho em avaliações de dificuldades de aprendizagem.
Os autores apresentam tabelas com as correlações entre os testes de inteligência Wechsler e os testes de desempenho em grupo, bem como estatísticas descritivas de alguns testes selecionados. Eles discutem as vantagens e limitações do método proposto, incluindo a necessidade de mais pesquisas para validar a abordagem.
BAADE, L. E.; SCHOENBERG, M. R. A proposed method to estimate premorbid intelligence utilizing group achievement measures from school records. Archives of Clinical Neuropsychology, v. 19, p. 227-243, 2004.