“Telecirurgia Histórica: Médico na Itália, Opera Paciente na China usando Robô-Cirurgião e 5G”

Um marco histórico na medicina foi alcançado quando o cirurgião Zhang Xu, da Academia Chinesa de Ciências, operou um paciente na China enquanto estava na Itália, utilizando um robô-cirurgião e a tecnologia 5G. Esta foi a primeira telecirurgia realizada com o médico e o paciente em continentes diferentes.

O procedimento inovador foi transmitido ao vivo durante o congresso anual Challenges in Laparoscopy and Robotics & AI em Roma, onde Zhang Xu removeu com sucesso um tumor da próstata do paciente na China. A velocidade do 5G permitiu uma baixa latência crucial para a cirurgia remota, tornando possível uma comunicação quase instantânea entre o console cirúrgico em Roma e os braços robóticos na China, conectados via fibra óptica.

Zhang destacou que o maior desafio da cirurgia remota é a comunicação sem atrasos significativos. No entanto, durante o procedimento, o atraso foi mínimo, proporcionando uma experiência semelhante a uma cirurgia realizada localmente. O tempo de resposta do robô-cirurgião foi de apenas 135 milissegundos, abaixo dos 200 milissegundos recomendados para telecirurgias.

Este avanço representa um passo significativo para o futuro da medicina, onde a distância geográfica entre médicos e pacientes pode ser superada pela tecnologia de comunicação de alta velocidade como o 5G, ampliando as possibilidades de tratamento para pacientes ao redor do mundo. Com Canaltech.

© Imagem @franciscoavia Clínic Barcelona I Via Flickr

Related posts

Vírus Sincicial Respiratório (VSR): Um Panorama Científico

Estudo revela avanços no manejo de urgências e emergências clínicas e cirúrgicas para salvar vidas e melhorar o atendimento

Nova tecnologia revela caminhos das células cancerígenas na metástase