Heráclito, 540 a.C, foi um filósofo pré-socrático que se dedicou a escrever com extrema complexidade a respeito da ciência, da teologia e das relações humanas. Foi precursor da dialética e um dos fundadores da metafísica e queria obter uma explicação natural do universo. Numa busca incessante pelo “physis”, o princípio gerador e regulador de todas as coisas da natureza sem recorrer aos deuses. Tinha noção da transformação constante da matéria e esse era o princípio de todas as coisas.
O centro de pesquisa nasceu da necessidade de ampliar o acesso ao conhecimento, de dar oportunidade aos que estão dentro e fora do circuito académico mas que têm valor a acrescentar.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Pós PhD em neurociências, Mestre em Psicologia, Biólogo, Jornalista, Historiador e Antropólogo, Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Psicóloga e Neuropsicóloga e Joana Martins Freitas, Mestre em História e Arqueóloga formam o núcleo inicial deste projeto que pretende alargar os horizontes a todos os que tenham uma formação académica e necessitem de expor para o grande público as suas ideias inovadoras e os seus estudos académicos de diversas áreas. O centro de estudos e pesquisas Heráclito quer ser a plataforma de uma divulgação justa, com qualidade e rigor científico, mas também acessível a todas as mentes que pretendam somar. Essa é a nossa filosofia, que o conhecimento deve ser partilhado.