Senso de justiça profundo, empatia e forte capacidade lógico-analítica são componentes de quem tem acima de 145 pontos de QI

O estudo “Höchstbegabte Erwachsene: Ihr persönliches Erleben der Begabung und ihre Erfahrung mit Psychotherapie”, conduzido por Christina Heil, explora as experiências subjetivas de adultos altamente superdotados e suas vivências com a psicoterapia. A pesquisa incluiu 72 participantes com um QI de 145 ou superior, utilizando uma abordagem qualitativa com entrevistas detalhadas e análise de relatos pessoais.

Características Cognitivas e Emocionais:
Os participantes demonstraram habilidades de pensamento altamente rápido e complexo, com forte capacidade lógico-analítica e uma busca constante por padrões. Além disso, a pesquisa revelou uma elevada sensibilidade moral e intensas capacidades emocionais, apresentando frequentemente um profundo senso de justiça e empatia.

Desafios Enfrentados:
Muitos participantes relataram um sentimento persistente de serem diferentes dos demais, resultando em dificuldades de integração social e isolamento. Além disso, os indivíduos altamente superdotados frequentemente enfrentavam a subutilização de suas capacidades em ambientes profissionais, levando à frustração e insatisfação.

Experiências com Psicoterapia:
Os participantes destacaram a importância de trabalhar com terapeutas que compreendam as necessidades específicas dos altamente superdotados. A colaboração e a compreensão profunda por parte dos terapeutas foram vistas como cruciais para o sucesso do tratamento. A psicoterapia foi considerada benéfica para muitos, ajudando-os a lidar com sentimentos de isolamento, a desenvolver estratégias para a integração social e a encontrar um equilíbrio emocional.

O estudo conclui que há uma necessidade urgente de maior atenção e pesquisa sobre adultos altamente superdotados. A compreensão adequada de suas necessidades específicas e a provisão de suporte especializado são essenciais para o seu bem-estar. A autora enfatiza a importância de mais estudos e a criação de instrumentos de medição mais precisos para melhor atender essa população (Heil, 2021).

Referência em formato ABNT:
HEIL, Christina. Höchstbegabte Erwachsene: Ihr persönliches Erleben der Begabung und ihre Erfahrung mit Psychotherapie. 2021. Disponível em: https://ihbv.nl/wp-content/uploads/202101-High-giftedness.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.

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