Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a carga dos transtornos mentais(TM) continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, de direitos humanos e econômicas em todos os países do mundo. A definição é caracterizada pela combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas, principalmente nos meios familiares e ocupacionais.
Na Medicina uma Doença é avaliada com pensamento clínico, que é a habilidade profissional do médico, que interpreta as anormalidades dos sintomas e dos sinais, que apresentam nexo causal com o funcionamento anormal de um órgão. As anormalidades clínicas são hipóteses levantadas, após a observação da atividade funcional do órgão e suas relações com as anormalidades identificadas. Sem o diagnóstico preciso da doença, não é possível a resolução ou a cura, e muitas doenças não tem resolução e sim estabilização. Na Saúde Mental , os TMs e as síndromes não apresentam a origem muito bem definida, e a diversidade de fatores contribuintes é complexa em sua qualidade e quantidade, então temos organizações clínicas baseado na anormalidade, sofrimento, onde predomina o raciocínio analítico ao invés do raciocínio clínico.
Como na saúde mental não há a integração da teoria com a biologia, e os sintomas dos TM são presentes em vários, e muitos TM co-ocorrentes (duais) são negligenciados. Porém, com o auxílio dos diversos ramos da neurociência, os novos achados de neurobiologia comportamental, nas atuais pesquisas de Neuro imagem funcional, realizamos uma nova descrição clínica através da conexão dos dados clínicos acumulados, aos achados clínicos anormais, identificados em pacientes em uma comunidade terapêutica para dependentes químicos ´´Aurora Boreal´´,em Marília-SP. Observamos inicialmente número elevado de refratariedade nas recaídas, com retorno ao uso em menos de 30 dias. Com estudo intensivo das pesquisas de neurociências e neuro genética, percebemos que a clínica da Recaída como descreveu Gorsky, é fiel segundo a neurociência, neurobiologia e neuro genética e é determinante no tratamento.
Percebemos que muitas recaída era ativadas pela clínica na Terapia cognitiva dos Esquemas, e abordar de forma técnica, científica é um desafio e atualmente um necessidade. Descrevemos em 2022 um estado anormal dos familiares, e neuro disfuncional, que classificamos como um agrupamento de efeitos neuro desadaptativos e epigenéticos, que gera um fenômeno inter geracional Z, devido a neuro psicodinâmica disfuncional, sendo possível realizar a identificação clínica em três gerações familiares(formato de zigue zague). Ainda na prática empírica, reatualizamos esse fenômeno com neuro marcadores clínicos, que são expressados pelo conjunto de Oito Neuro disfunções Comuns(ONCs), nos quais são todos bio comportamentos, porém anormais ou neuro disfuncionais. Existem os processos neurológicos adaptativos e neuro desadaptativos, que evoluem para disfuncionais e patológicos.
A neurodisfunção secundárias aos processos desadaptativos que influenciam a fisiopatologia de doenças clínicas, como gatilhos de influenciam as descompensações clínicas, e são causas ocultas de refratariedade de tratamentos em diversos TM, como os vícios, TM de humor, TDAH e Transtornos de Personalidade(TP). Doenças como Obesidades doenças imunológicas, e de comportamentos anti-sociais e antidemocráticos, que são comportamentos irracionais e dissonantes, identificado pela clínica dos Transtornos de Dissociação de Consciência.
A síndrome Z elucida uma face importante do início dos desenvolvimentos dos Transtornos de Personalidade e de algumas psicopatologia, pois a ONCs apresenta em sua origem de evolução nosológica, de forma hierárquica e organizada, com os fatores etiológicos, produzindo efeitos acumulativos, e antecede as influências dos fatores culturais e socioeconômicos.
A função primordial desse complexo de personalidade neuro disfuncional é manter a sobrevivência emocional e assim a resistência do tratamento, e a psico educação neuro reducionista é um elemento inicial, seguido de treino de habilidades familiares, sociais e inteligência emocional, além do tratamento de TM de co-ocorrentes.
Todo o seu desenvolvimento, ocorre em resposta a qualidade das Relações Interpessoais recebidos dos pais biológicos, que expressam RI Neuro disfuncionais RINs).
O quadro clínico é sútil, e gera a impressão de ´´mais do mesmo´´, porém com efeitos ocultos como negligência parental afetiva é um sinal típico, gerado através de comportamentos automáticos, desadaptativos. A terapia de esquemas é fundamental. Além do déficit de atenção afetiva e emocional, ocorre o déficit neuronal de sincronia familiar, efeitos aversivos e punitivos, produzem situações irracionais(emotivos), com ausência de auto observação que um estado automático produz.
Os neuro marcadores clínicos dos bio comportamentos neuro desadaptivos, podem ser crõnicos e com crença de normalidade, porém com quadros de Alexitimia e anosognosia leve, que piora com ansiedade, e ativação esquemática pelo sistema amigdaliano.
São identificados pela Avaliação de Micro neuroanálise genética, que foi construída com neuro marcadores clínicos, e a presença de simultanagnosia (incapacidade de identificar mais que 4 objetos em um instante) é secundária a comportamentos hostis dos pais biológicos na primeira infância, através da desconexão interhemisférica (comissurectomia) e hiperativação amigdaliana percebidos pelos esquemas familiares, e assim a inteligência fluída é delimitada pela inteligência linear, de forma crônica e não percebido.
Etiopatogenia
A seguir estão os elementos clínicos e neurobiológicos das ONCs:
(1) Déficit Neurológico de Sincronia Familiar (DNSF),
(2) Neuro desadaptação Amigdaliana e límbica(Esquemas Familiares) ,
(3) Disfunções hormonais (ocitocina, vasopressina, cortisol e melatonina)e imuno inflamatórios(inata),
(4) Disfunções da Neuro psicodinâmica familiar e neuro espelhamento(inversão dos papéis funcionais, hiper ou hipofuncionalidade dos papéis),
(5) Neuro disfunção do sistema de recompensa e da homeostase da dopamina, desregulação do sistema primitivo SEEKING, que é dopaminérgico, e apresenta atividade oscilatória com efeitos acumulativo, em resposta a ao déficit de atenção emocional, emoções adversas na infância e TEPT.
(6) Neuro disfunções de formça de conexão interneuronal de sistemas de redes da atenção, da captação de atençao de valores, formando Engramas ou assinaturas emocionais, e assim déficits das funções mentais primitivas e superiores,
(7) Simultanagnosia1 secundária e com limitação da extensão cognitiva,
(8) Transtornos Dissociativos de Consciência Neuro dasadaptativas.c
Esse complexo pode evolui com internalização e externalização, e se diferencia através dos diferentes temperamentos afetivos, da genética, epigenética, e outros fatores.
Clínica típica
Se trata de uma síndrome de Relações Interpessoais, de suas interações que ativam sistemas condicionados, e assim produzem RINs, e individualmente através da identificação da ONCs, elucida a origem dos TP. Nas RINs aos pares no meio familiar, evidencia muitas situações de co-parentalidade disfuncional, famílias tóxicas, divórcios neuro disfuncionais, violência doméstica, negligência parental, Desvio de Condutas, e diversos casos de Alienação Parental.
As RINs familiares são típicas na presença negligência afetiva subclínica, disfunção do senso de agência(senso de responsabilidade), violação do direito no meio familiar, déficit de intercomunicação, déficit de Mentalismo. A presença de estados hipo dopaminérgicos crônicos, são devido o neuro desenvolvimento em ambientes estressantes, eventos traumáticos(TEPT), e situações de emoções adversas da infância(EAI). Diversos estudos evidenciam a correlação positiva de EAI e múltiplas comorbidades, e quando associados a 4 EAI ou mais, a chance de policomorbidade é maior que o duas a três vezes.
Apresenta em sua clínica, um estado semelhante ao TDAH(TDAH-like), porém mais brando(ou TDAH-like),que através de neuro marcadores clínicos é possível realizar a identificação precisa de seus diagnósticos diferenciais que são o TDAH e o Espectro Autista. Apresentam temperamentos difíceis, rígidos e rebeldes quando são do tipo externalizantes, e quando internalizantes possuem déficit de habilidades sociais que causa isolamento social e comportamentos de auto alienação, como uso abusivo de internet, trabalho(workaholic) e outros vícios.
Intervenção e Importância Clínica
O tratamento de psicoterapia como Terapia dos Esquemas e Terapia comportamental Dialética (DBT) são essenciais, porém são adaptados com neuro marcadores clínicos, envolvidos na inteligência emocional e na inteligência cognitiva. A síndrome Z, apresenta um prognóstico de mudança de paradigma na Medicina da Adição, e nas situações de medo e estresse.
O fato que o neuro desenvolvimento da inteligência cognitiva, e da inteligência emocional, sofrem é uma situação que deve ser refletida por diversas comunidades. Acreditamos que um cérebro normal deve ter menos neuro desadaptações possíveis, através da neurociência social, das disfunções dopaminérgicas da via comum no sistema mesolímbico, associados a vários outros mecanismos, gera uma janela de compreensão e novas pesquisas na Medicina da Adição, Bioética, planos de cuidados de Saúde Mental, assim como intervenções sistemáticas baseada em neuro marcadores clínicos, com fins de prevenção para as gerações futuras e para diversas situações conflitos familiares, ocupacionais, de abuso, desvios de conduta, negligência e alienação.
Referências
1. Furlanetto Jr ML, Vinivius LL, Kurlander PA, Freschi S, Francisco AJ, Melo SL and Vieira L. Treatment and the Current Concept of Relapse, in Substance Use Disorder. Int Clin Img and Med Rew. 2022; 1(1): 1026
2.Furlanetto MLJr.(2023). Dialectical Medicina: Syndrome Z and Use of Pathological Substances. J. Integrated Health.2(1),1-20 2 ISSN:2583-5386
3.Furlanetto M.L.Jr.(2023). Clinical Neurogenetics of Syndrome Z and Scientific Evidence-Based Clinical Evaluation. J Health Integrated. 2(1), 21-25.DOI: http//: doi.org/10.51219/JIH/Furlanetto-M-L-Jr/5
4.Furlanetto M.L.Jr(2023).Stakehold ZXSY Brazil,Precision Mediicine in Pediatric Clinic: Reward Deficiency Syndrome (RDS)is surprisingly Evolving and Found Everywhere: Is It ´´lowing in the Wind? Yes, but how Syndrome Z.J. Integrated Health,2(2),26-38.DOI:doi.org/10.51219/JIH/Furlanetto-M-L-Jr-6
5. Ivan T., et al (2023).Precision Medicine in Pediatrics: Infantile Z Syndrome, Familial Sync Neurological Deficit, ANAAS Syndrome, Zoé Syndrome, RDS Spectrum Disorder. J Medical Case Repo, 5(2):1-15.
6.M. L. Furlanetto Junior (2023). Stakehold ZXSY: Disorder Deficit Familial Asynchrony and Syndrome Z. J Medical Case Repo, 5(1):1-24. DOI: https://doi.org/10.47485/2767-5416.1032
7.Detregiachi E, Sukorski JP, de Oliveira MTM, Lima LA,Furlanetto Junior ML (2023):Medicine,Law and Collective Mental Health:New Therapeutic for pré- parental and Pré-addiction.J.Integrated Health20223;2(4)91-99.DOI:doi.org/10.51219/Mario-Luiz-16
8. Luiz Furlanetto Junior et al.Diagnostic Methodologic and Prevention on Internal Medicine and common Neurobehavior:Target of prevention of cardiovascular events and Metabolic syndrome. Cardiol Arch 2023; 1(1):5-11.