Psicoconstrução: uma nova abordagem terapêutica baseada na memória primitiva

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O artigo de Abreu Rodrigues (2021) apresenta a Psicoconstrução, uma inovadora abordagem terapêutica que busca compreender e tratar problemas psicológicos e psiquiátricos através da análise da memória primitiva, intimamente ligada à genética e aos ancestrais. A autora argumenta que, ao acessar memórias profundas e muitas vezes inconscientes, é possível identificar padrões de comportamento disfuncionais e crenças limitantes que podem ter origem em experiências ancestrais, e assim, retrabalhá-los para promover a cura e o bem-estar.

A Psicoconstrução se diferencia das terapias tradicionais por ir além da consciência, buscando nas raízes genéticas e ancestrais a origem dos problemas. A terapia utiliza técnicas de relaxamento e associação livre para acessar memórias primitivas, modelando as funções cognitivas e levando o indivíduo a tomar decisões e ajustar sua rotina de acordo com sua singularidade.

Essa abordagem inovadora combina elementos da neurociência, genética e psicologia, oferecendo uma nova perspectiva para o tratamento de transtornos mentais. Ao compreender a arquitetura da mente humana e a influência da memória primitiva, a Psicoconstrução capacita o indivíduo a construir um novo modelo de si mesmo, com melhor desempenho psicológico e social.

Dzirasa et al. (2024) discutem a importância da inclusão de indivíduos de diferentes ancestralidades, especialmente de comunidades minorizadas, em pesquisas biomédicas para combater disparidades de saúde. Os autores destacam a African Ancestry Neuroscience Research Initiative (AANRI) como um modelo promissor para a pesquisa em genômica cerebral, integrando liderança comunitária, pesquisa científica e comunicação científica. A AANRI busca garantir que as descobertas científicas beneficiem a todos, especialmente as comunidades historicamente marginalizadas.

Referência:

ABREU RODRIGUES, F. de. Psicoconstrução: uma inovação no campo terapêutico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE), v. 7, n. 10, 2021.

DZIRASA, Kafui et al. Towards equitable brain genomics research, for us by us. Nature Neuroscience, v. 27, p. 1021-1023, 2024.

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