O que é rede neural?

Imagem: Pixabay

Por: Fabiano de Abreu Rodrigues

Rede neural é programada de algoritmos que simulam os neurônios de um cérebro humano e convertem dados em padrões legíveis para reconhecimento de significados atribuídos, e que tem como função aceitar entradas e devolver saídas. O processamento em neurônios de redes neurais é feito pela função chamada ativação.

Inspiradas no funcionamento do cérebro humano, as redes neurais existem há mais de 50 anos, e são um meio de fazer o computador aprender a realizar uma tarefa analisando dados.

Uma rede neural pode usar os neurônicos tipo sigmóide, distribuídos em camadas de lógica para melhor rendimento do sistema, que levam informação para dentro e para fora da rede neural e processamento da informação. Cada neurônio da rede tem receptores de entrada, responsáveis por perceberem um determinado tipo de sinal, os processadores e os de saída.

O importante é que as redes neurais não rodam programas, elas aprendem, por meio de sistema de feedback, e cada informação processada gera um peso para acerto e para erro, e assim são capazes de executar várias funções diferentes. As redes neurais são na estrutura e função do cérebro humano e no quanto consegue replicá-las como um sistema de computação e são principalmente utilizadas para criar sistemas de inteligência artificial.

Related posts

Mídias Sociais e Saúde Mental: Uma Análise Científica de Benefícios, Riscos e Oportunidades no Cenário Digital Contemporâneo

A Dinâmica Sócio-Técnica da Plataformização: Codificação da Interação Social e a Construção da Socialidade Computada

A Otimização Estratégica do Marketing Digital: Plataformas de Mídias Sociais como Imperativo Competitivo no Cenário de 2024