A empatia é um componente fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de relacionamentos interpessoais. Embora a literatura sobre o tema apresente resultados conflitantes, um estudo buscou esclarecer o papel da empatia nas interações diárias, utilizando uma metodologia que capta a natureza dinâmica e interpessoal do construto: a avaliação momentânea ecológica (EMA).
O estudo, conduzido com duas amostras de mais de 300 participantes cada, analisou mais de 17.000 interações sociais. Os participantes avaliaram seus próprios comportamentos e os de seus parceiros de interação em termos de dominância ou submissão, e calor ou frieza. Eles também relataram seus níveis de empatia e afeto durante cada interação. A análise utilizou modelagem de equações estruturais multinível para diferenciar as variações da empatia entre e dentro de cada pessoa, permitindo uma compreensão das suas flutuações em diferentes situações.
Os resultados demonstram que a empatia desempenha um papel fundamental na afiliação social. Em geral, as pessoas se mostram mais empáticas em interações positivas, nas quais percebem o outro como mais caloroso e quando elas mesmas expressam mais calor do que o habitual. Curiosamente, a empatia não se associou de forma consistente com comportamentos dominantes nem com o afeto negativo. O estudo sugere que a empatia está mais ligada a motivos de afiliação, ou seja, à busca de intimidade e união com os outros, do que a motivos de agência, que envolvem poder e dominação.
As descobertas ajudam a reconciliar as inconsistências da literatura, sugerindo que os casos em que a empatia causa sofrimento ou é usada para manipular são, na verdade, exceções à regra. A metodologia EMA se mostrou eficaz para capturar a complexa interação entre a personalidade e o contexto social.
Referência:
RINGWALD, W. R.; WRIGHT, A. G. C. The affiliative role of empathy in everyday interpersonal interactions. European Journal of Personality, v. 34, n. 4, p. 573–589, jul. 2020.