A identificação e facilitação das diversas características dos alunos, especialmente no primeiro ano do ensino fundamental II, são cruciais para determinar suas preferências e dificuldades de aprendizagem. Um estudo recente, realizado com 27 alunos da sétima série (8 meninos e 19 meninas) em uma escola na Indonésia durante o ano letivo de 2021-2022, investigou as características dos estudantes com base em suas tendências de inteligências múltiplas (MI) e as diferenças de gênero nessas tendências.
Os resultados do inventário de MI revelaram que a inteligência interpessoal estava “fortemente desenvolvida”, enquanto as outras sete inteligências estavam “desenvolvidas”. A análise demográfica dos alunos, provenientes de famílias de agricultores, pescadores e pequenos comerciantes em áreas rurais, sugere que as inteligências interpessoal, naturalista e verbal-linguística se destacam como fundamentos para a resolução de problemas e a produção de trabalhos em suas vidas diárias. Essa dominância reflete a necessidade dessas inteligências para a comunicação, construção de relacionamentos sociais e a sensibilidade à natureza, características essenciais para suas profissões e estilo de vida.
Embora o teste de Kruskal-Wallis não tenha mostrado diferenças significativas de gênero em todas as oito inteligências , a análise de itens revelou que meninos e meninas diferem em 23 itens específicos. Meninos demonstraram maior interesse em atividades mais expressivas, ativas e analíticas , enquanto as meninas se mostraram melhores em itens relacionados à autorregulação, atividades de leitura, liderança natural e aprendizado de línguas estrangeiras através de músicas. Por exemplo, meninos tendem a se comunicar com os outros de forma mais verbal, enquanto as meninas desfrutam mais de ouvir a palavra falada, como histórias e comentários em rádio/podcast. As preferências das meninas em autorregulação, como aprender com os fracassos e resolver seus próprios problemas antes de pedir ajuda, podem estar ligadas às suas responsabilidades domésticas diárias. Já os meninos, com atividades que envolvem mais esforço físico, tendem a ser mais expressivos e ativos na resolução de problemas.
A diversidade de características estudantis e as diferenças de gênero identificadas neste estudo fornecem uma base para a integração de atividades baseadas em inteligências múltiplas no ensino de inglês. Ao compreender as preferências de aprendizagem dos alunos e como eles respondem às informações para gerenciar problemas na vida, os professores podem ajustar os materiais e recursos de aprendizagem para que sejam mais autênticos e relevantes para o contexto da vida dos alunos. Isso pode levar a um maior engajamento dos alunos nas atividades de aprendizagem.
Referência:
Ishak, S. R., Talib, R. R., & Bouti, S. (2022). Investigating Students Characteristics and Gender Differences Based on Multiple Intelligences Tendency. JURNAL IDEAS Pendidikan, Sosial, dan Budaya, 8(3), 737–746.