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Diferenças de Personalidade em Indivíduos Superdotados: Uma Análise do Modelo dos Cinco Grandes Fatores

por Redação CPAH

As teorias recentes sobre superdotação têm se voltado para a importância das características socioemocionais, além das habilidades cognitivas. O Modelo dos Cinco Grandes Fatores de personalidade (Big Five) – extroversão, amabilidade, conscienciosidade, neuroticismo e abertura à experiência – tem se mostrado uma ferramenta útil para explorar as diferenças de personalidade entre indivíduos superdotados e não superdotados. Contudo, os resultados de estudos individuais têm sido inconclusivos, o que levou à necessidade de uma meta-análise para consolidar os achados da literatura.

Uma meta-análise de 13 estudos, totalizando 82 tamanhos de efeito, buscou examinar as diferenças de personalidade entre os grupos. O estudo revelou que a única diferença significativa entre superdotados e não superdotados foi na dimensão de abertura à experiência, com os indivíduos superdotados apresentando pontuações mais altas. As outras dimensões — extroversão, amabilidade, conscienciosidade e neuroticismo — não mostraram diferenças significativas.

A abertura à experiência é caracterizada por traços como curiosidade, originalidade e criatividade. Essa dimensão está mais intimamente relacionada à inteligência do que as outras dimensões do modelo. A literatura também sugere que a criatividade, um componente importante da superdotação, é fortemente influenciada pela abertura. A alta pontuação em abertura à experiência em indivíduos superdotados corrobora o estereótipo de que eles são mais propensos à curiosidade e à exploração, o que é um fator crucial para o seu desenvolvimento intelectual e criativo

É importante notar que a meta-análise refuta o estereótipo de que estudantes superdotados têm personalidades disfuncionais ou dificuldades sociais. A ausência de diferenças significativas em neuroticismo, por exemplo, contraria a percepção de que esses indivíduos são mais ansiosos ou emocionalmente instáveis. A análise também investigou a influência de moderadores como gênero, idade, localização e método de seleção da amostra, mas nenhum deles se mostrou significativo para explicar a variação nos resultados.

Em suma, a meta-análise indica que a principal distinção de personalidade entre indivíduos superdotados e não superdotados reside na sua maior abertura à experiência. Essa descoberta reforça a ideia de que a superdotação está intrinsecamente ligada a um padrão de desenvolvimento único que valoriza a curiosidade e a exploração, e desmistifica a noção de que os superdotados são inerentemente mais problemáticos em outras áreas da personalidade.

Referência:

OGURLU, U.; ÖZBEY, A. Personality differences in gifted versus non-gifted individuals: A three-level meta-analysis. High Ability Studies, v. 33, n. 1, p. 1-27, 2021.

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