A literatura sobre crianças superdotadas tem sido limitada e, em particular, há uma escassez de estudos sobre os desafios parentais associados à criação desses filhos. Embora haja um consenso crescente de que crianças superdotadas em geral não enfrentam mais dificuldades comportamentais do que outras crianças , há evidências de que elas podem ser mais vulneráveis a problemas emocionais e de saúde mental. Um estudo buscou descrever o ajustamento comportamental e emocional de crianças superdotadas e examinar os estilos de disciplina e o nível de confiança de seus pais, a fim de preencher essa lacuna na pesquisa.
O estudo, baseado em uma pesquisa com 211 pais de crianças superdotadas, revelou que, em geral, essas crianças não apresentam mais problemas de comportamento do que outras crianças na comunidade. No entanto, os pais relataram níveis mais elevados de sintomas emocionais e problemas com os pares nos filhos em comparação com dados normativos. Essa dificuldade com os pares pode estar relacionada ao desenvolvimento assíncrono das crianças superdotadas, onde sua capacidade intelectual é muito mais avançada do que a de seus pares cronológicos. Isso pode levar a que sejam rotuladas como “nerds” ou “queridinhas do professor”, resultando em isolamento social e bullying.
A pesquisa também explorou os desafios específicos enfrentados pelos pais. Embora em geral os pais demonstraram um bom ajustamento pessoal e satisfação nos relacionamentos, muitos relataram dificuldades com a disciplina. Curiosamente, a maioria dos pais afirmou não ser permissiva, mas uma minoria significativa usava um estilo de disciplina mais autoritário, caracterizado por longos sermões e reações fortes a problemas. Esse estilo de comunicação, com um foco em negociação, é frequentemente contraproducente e pode levar a interações coercitivas.
Um dos achados mais importantes do estudo foi que o melhor preditor das dificuldades comportamentais e emocionais da criança era a confiança parental. Pais com maior autoconfiança em suas habilidades parentais relataram menos problemas comportamentais nos filhos, menos uso de disciplina ineficaz, menos depressão e estresse, e maior satisfação no relacionamento com o parceiro. A confiança dos pais era menor em relação a comportamentos de não conformidade e desafio dos filhos.
Em conclusão, este estudo oferece insights importantes sobre a dinâmica familiar de crianças superdotadas. Embora essas crianças não sejam inerentemente mais problemáticas, elas podem ser mais vulneráveis a dificuldades emocionais e sociais, que estão fortemente ligadas a fatores parentais, especialmente a confiança dos pais. Os resultados sugerem que intervenções para pais de crianças superdotadas devem se concentrar não apenas em estratégias para gerenciar comportamentos difíceis, mas também em aumentar sua confiança em seu papel como educadores.
Referência:
Morawska, A., & Sanders, M. R. (2008). Parenting gifted and talented children: what are the key child behaviour and parenting issues? Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 42(10), 819–827. DOI: 10.1080/00048670802277271.