O tálamo, uma estrutura cerebral crucial, tem sido objeto de crescente interesse na comunidade neurocientífica devido ao seu papel potencial no aprendizado, nos processos linguísticos e, em particular, na leitura e na aritmética. Estudos recentes têm demonstrado que o tálamo está envolvido na regulação das funções da córtex associativa, incluindo áreas relacionadas à percepção visual e leitura, bem como áreas importantes para a memória, cognição e aprendizagem (MARINHO LIMA; AGRELA RODRIGUES, 2022).
A pesquisa neurocientífica tem explorado a relação entre o tálamo e as habilidades cognitivas, como leitura, aritmética e coeficiente de inteligência (QI). Um estudo recente investigou como as imagens de ressonância magnética funcional em estado de repouso (rs-fMRI) se correlacionam com medidas de desempenho em leitura e aritmética, além do QI em adultos jovens (MARINHO LIMA; AGRELA RODRIGUES, 2022).
Os resultados deste estudo revelaram que a homogeneidade regional (ReHo) no tálamo, particularmente no pulvinar esquerdo, está associada ao desempenho em leitura, aritmética e QI. A ReHo é uma medida da conectividade funcional intrínseca local, e um valor mais alto indica maior sincronização da atividade cerebral regional e maior especificação funcional (MARINHO LIMA; AGRELA RODRIGUES, 2022).
No entanto, o estudo também encontrou que uma maior ReHo no tálamo está associada a um menor desempenho nas três medidas, sugerindo que uma maior eficiência local em repouso pode levar a uma menor flexibilidade na reconfiguração para tarefas específicas. (MARINHO LIMA; AGRELA RODRIGUES, 2022).
Em contraste, a pesquisa também indicou que uma maior atividade funcional intrínseca local no lóbulo parietal superior esquerdo, parte da rede de atenção dorsal, está associada a um melhor desempenho em leitura e QI. (MARINHO LIMA; AGRELA RODRIGUES, 2022).
Esses achados fornecem novas evidências sobre os mecanismos cerebrais subjacentes às habilidades de leitura, aritmética e inteligência, e como eles podem estar relacionados à função talâmica e à atenção. No entanto, mais pesquisas são necessárias para investigar as complexas interações entre essas habilidades e suas bases neurais.
Referência:
MARINHO LIMA, Maria Clea; AGRELA RODRIGUES, Fabiano de Abreu. El tálamo es un sitio común de la lectura, la aritmética y el CI: análisis de las propiedades funcionales intrínsecas. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 3, p. 1685-1698, 2022.