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O impacto do uso de tecnologias digitais na formação da personalidade em crianças e adolescentes

Este artigo visa discutir as implicações do uso moderado e estipulado das telas na formação da personalidade de crianças e adolescentes, analisando os benefícios e os desafios associados a essa prática.

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Introdução

O advento das tecnologias digitais trouxe profundas mudanças em diversos aspectos da vida humana, incluindo a educação, as relações sociais e o desenvolvimento cognitivo. Este artigo visa discutir as implicações do uso moderado e estipulado das telas na formação da personalidade de crianças e adolescentes, analisando os benefícios e os desafios associados a essa prática.

O Uso de Tecnologias Digitais na Educação

A integração de tecnologias digitais no ambiente educacional tornou-se uma realidade inevitável. As escolas e universidades têm adotado essas ferramentas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o letramento digital desde a infância até o ensino médio. O uso de computadores, tablets e outros dispositivos eletrônicos pode facilitar o acesso à informação e o desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas (Rodrigues, 2022).

No entanto, a utilização indiscriminada dessas tecnologias pode levar a diversos problemas, como conflitos familiares, relações superficiais e dificuldades de aprendizagem. O uso excessivo da internet pode causar dependência, transtornos de ansiedade e déficit de atenção, comprometendo o desenvolvimento social e afetivo dos jovens (Nobre et al., 2021).

Benefícios e Desafios do Uso Moderado de Telas

Para que o uso das tecnologias digitais seja benéfico, é essencial que seja moderado e regulamentado. A exposição controlada a aplicativos educacionais e jogos de lógica pode estimular a plasticidade cerebral e promover o desenvolvimento cognitivo. Remover redes sociais e notificações pode ajudar a manter o foco e reduzir a distração, permitindo que as crianças utilizem as telas de forma produtiva (Mendonça et al., 2021).

Por outro lado, a falta de regulamentação e supervisão pode resultar em consequências negativas, como a substituição das interações sociais presenciais por relações virtuais superficiais. Essa situação pode levar ao isolamento social e à depressão, uma vez que a ilusão de companhia proporcionada pelas redes sociais não substitui o contato humano real (Rodrigues, 2021).

O Papel da Educação na Era Digital

A educação deve desempenhar um papel fundamental na preparação dos alunos para o uso consciente e responsável das tecnologias digitais. As instituições de ensino precisam adaptar suas metodologias para incorporar essas ferramentas de maneira que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. A formação de professores para atuar nesse novo cenário é crucial, garantindo que possam mediar o uso da tecnologia de forma eficaz (Abreu, 2013).

Considerações Finais

O uso de tecnologias digitais na formação de crianças e adolescentes é um tema complexo que requer uma abordagem equilibrada. Enquanto as telas podem oferecer inúmeros benefícios educacionais e cognitivos, é fundamental que seu uso seja moderado e supervisionado para evitar os efeitos negativos associados ao uso excessivo. A educação tem um papel central em orientar essa utilização, preparando os jovens para um futuro em que a tecnologia será cada vez mais predominante.

Referência:

ABREU, Cristiano Nabuco; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana G. Bruno. Vivendo este mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

MENDONÇA, Rafaela Gois; VASCONCELOS, Geferson Messias Teles; SANTOS, Allan Dantas dos; TANAJURA, Diego Moura; MENEZES, Andreia Freire de. Efetividade de intervenções na redução do tempo de tela: Revisão sistemática. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, e22410918023, 2021.

NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SANTOS, Juliana Nunes; SANTOS, Livia Rodrigues; GUEDES, Sabrina da Conceição; PEREIRA, Leiziane; COSTA, Josiane Martins; MORAIS, Rosane Luzia de Souza. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021.

RODRIGUES, Fabiano de Abreu. Como desenvolver uma personalidade curiosa na criança: formatando novos engramas de memória e consolidando informações como projeto de personalidade. Ciência Latina Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 5, p. 9734, 2021.

Alguns destaques

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