A Liga Portuguesa Contra o Cancro e a rede de Farmácias Claro, com o patrocínio da Generis, levam a cabo mais uma edição do projeto solidário com o objetivo de apoiar os doentes oncológicos que enfrentam os vários desafios da doença e do tratamento.
Denominada “Farmácias em Ação, Cuidar Solidário 2025”, esta iniciativa será concretizada através da confeção de tocas, bolsas e próteses mamárias, a partir de tecidos doados, que serão doados às doentes que necessitem.
A recolha de tecidos e peças de roupa com material maleável será realizada ao longo do mês de março nas farmácias da rede Claro.
O trabalho manual será executado através de workshops, que serão realizados em diferentes núcleos da LPCC no país.

Trata-se de uma iniciativa que, de acordo com a LPCC reúne esforços, com base em parcerias, para, mais uma vez apoiar os doentes oncológicos, através da doação de produtos que são essenciais no processo de tratamento e recuperação destas pessoas, numa altura em que estão fisicamente e emocionalmente mais vulneráveis. “O Cancro é uma doença que afeta toda a gente de forma direta ou indireta, sendo de salientar todas estas iniciativas que partem da comunidade para a comunidade”, lembra a instituição.
Por seu lado, a Rede Claro sustenta que “cuidar vai além da saúde, significa também estar presente para quem mais necessita”. Este foi de resto o mote para “o lançamento do projeto Farmácias em Ação: Cuidar Solidário que há três anos reforça o compromisso das nossas farmácias com a comunidade”.
“O Cuidar Solidário não é apenas sobre doação, é sobre humanidade, apoio e esperança. Trata-se de estar próximo de quem enfrenta desafios, de criar oportunidades para melhorar vidas e de devolver carinho e confiança.”
Além disso, a Rede Claro considera essencial “construir projetos que fortaleçam a ligação entre as nossas farmácias, promovendo um espírito de união e colaboração em prol da comunidade”.

Por seu lado, enquanto patrocinadora, a Generis acredita “que a responsabilidade social” deve estar alicerçada no “impacto positivo e o compromisso com a comunidade”. “Por isso é com orgulho que nos juntamos e apoiamos esta iniciativa da Rede Claro, garantindo que mais doentes possam beneficiar deste pequeno, mas significativo gesto de conforto”.
A participação da Generis reflete o posicionamento da empresa na valorização da empatia, da solidariedade e dignidade de cada pessoa, estando ao lado de quem mais precisa e promovendo ações que fazem a diferença.
“Através do nosso apoio direto, da sensibilização ou do incentivo ao voluntariado, a Generis reforça o compromisso com causas que importam, juntando-se a parceiros que também acreditam que juntos podemos levar mais conforto, esperança e qualidade de vida a quem enfrenta desafios tão exigentes”.
Calendarização das deslocações da Rede de Farmácias Claro ao Núcleos da LPCC
Núcleo | Local – Morada | Data |
NRM | Funchal: Sede do NRM LPCC – Rua Elias Garcia, Edifício Elias Garcia | Bloco ll 1-A, 9050-023 FunchalContato: Helena Toste Silva (962015686) | 21/03/2025Horário: 9h às 17h |
NRN | Porto: IPO Porto- Edifícios Cuidados Paliativos, Centro de Dia | 27/03/2025Horário: 9h às 17h |
NRS | Lisboa: Sala da Costura da LPCCMorada: IPO Lisboa, R. Prof. Lima Basto (Pré-fabricados LPCC-NRS) | 05/03/2025Horário: 13h às 17h |
NRS | Lisboa: Sala da Costura da LPCCMorada: IPO Lisboa, R. Prof. Lima Basto (Pré-fabricados LPCC-NRS) | 12/03/2025Horário: 13h às 17h |
NRS | Faro: Local: Grupo de Apoio de FaroMorada: Rua Artur Aguedo Miranda – Horta dos Pardais Penha Lote 2 – Edifício Palmeira, BLC C – Loja F8000-138 Faro | 12/03/2025Horário: 11h às 16h |
NRS | Santarém: Grupo de Apoio de SantarémMorada: Av. dos Combatentes 12005-361 Santarém | 10/03/2025Horário: 10h às 16/17h |