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Evasão escolar na universidade tecnológica de Durango durante a COVID-19: Uma análise de fatores exógenos e endógenos

O presente estudo buscou analisar as causas da evasão na Universidade Tecnológica de Durango, México, durante esse período, investigando tanto fatores externos (exógenos) quanto internos (endógenos) ao sistema educacional.

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A evasão escolar, um problema persistente em diversos sistemas educacionais, intensificou-se durante a pandemia de COVID-19. O presente estudo buscou analisar as causas da evasão na Universidade Tecnológica de Durango, México, durante esse período, investigando tanto fatores externos (exógenos) quanto internos (endógenos) ao sistema educacional.

Fatores Exógenos:

Condições econômicas desfavoráveis, como a pobreza e a falta de recursos financeiros, foram identificadas como um dos principais fatores exógenos que impulsionaram a evasão escolar. A pandemia agravou a situação econômica de muitas famílias, levando os estudantes a abandonar os estudos em busca de trabalho para auxiliar no sustento familiar (Bohórquez e Contreras, 2018). Além disso, a falta de apoio familiar e a necessidade de conciliar os estudos com responsabilidades domésticas também contribuíram para o abandono escolar, especialmente entre as mulheres (Torres, Acevedo e Gallo, 2015).

Fatores Endógenos:

As políticas públicas do setor educacional também desempenharam um papel relevante na evasão escolar. As medidas adotadas durante a pandemia, como o ensino remoto emergencial, foram consideradas inadequadas e contraditórias pelos estudantes, dificultando a adaptação ao novo formato de ensino e a interação com os professores (Martínez Galván et al., 2023). A falta de infraestrutura e recursos tecnológicos adequados também representou um obstáculo para muitos estudantes, especialmente aqueles de baixa renda.

Implicações para a Instituição:

Os resultados do estudo apontam para a necessidade de a Universidade Tecnológica de Durango considerar os fatores socioeconômicos, culturais e familiares dos estudantes, além de suas habilidades intelectuais, emocionais e sociais, a fim de prevenir a evasão escolar. É fundamental que a instituição ofereça apoio financeiro e emocional aos alunos em situação de vulnerabilidade, além de investir em infraestrutura e recursos tecnológicos para garantir um ensino de qualidade, mesmo em situações de crise.

Referência:

BOHÓRQUEZ, C.; CONTRERAS, J. Fatores associados à evasão escolar no instituição centro de comércio educacional de Piedecuesta. 2018.

TORRES, J.; ACEVEDO, D.; GALLO, L. Causas e consequências da deserção, e Repetição aluno: Um panorama no contexto latino-americano. Revista Cultura Educação e Sociedade, v. 6, n. 2, p. 157-187, 2015.

MARTÍNEZ GALVÁN, Mario Alberto et al. Causas da evasão escolar durante o período de covid-19 na Universidade Tecnológica de Durango, México. CPAH Science Journal of Health, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1-14, 2023.

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