Estudo afirma que Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes

Créditos: Pexels

De acordo com um estudo publicado na revista médica britânica The BMJ, a ingestão de suplementos que contém vitamina D e ômega-3 pode reduzir as chances de adultos desenvolverem distúrbios autoimunes, como psoríase e doenças da tireoide. A pesquisa certificou que pessoas com 50 anos de idade ou mais, tomando 2.12 mg de vitamina D3 por mais de cinco anos apresentaram uma redução de 22% em diagnósticos autoimunes confirmados. 

O estudo, que analisou 25.871 homens e mulheres com 50 anos ou mais, também encontrou uma possível conexão entre uma redução nos distúrbios autoimunes e a ingestão de 1.000 mg de óleo de peixe. Entretanto, essa ligação não alcançou uma estatística significativa. Os participantes faziam parte do VITAL, um estudo de pesquisa randomizado, controlado por placebo e projetado para ver se a ingestão de dietéticos diários de vitamina D3 ou ácidos graxos reduziria o risco de desenvolver câncer e doenças cardíacas em pessoas sem histórico prévio.

A pesquisa, porém, descobriu que tanto tomar suplementos de ômega-3 quanto de vitamina, versus somente o efeito placebo, diminuiu a probabilidade de desenvolver doenças autoimunes em cerca de 30%. Atualmente, o estudo está em seu sétimo ano, e durante os cinco primeiros, os pesquisadores não conseguiram separar quais dos vários distúrbios autoimunes se beneficiariam mais dos suplementos analisados. No entanto, a pesquisa segue analisando e mais dados devem ser divulgados no futuro.

Link do estudo: https://www.bmj.com/content/376/bmj-2021-066452

Related posts

Modeling Monkeypox Outbreak with the refined SEIR Model Including Vital Dynamics 

Síndrome de Down identificada em bebês de 2.600 anos através de seu DNA

Pesquisa ambiciosa da diversidade humana produz milhões de variantes genéticas não descobertas