Início ColunaNeurociências Estratégias para um aprendizado funcional: Otimizando a memória, a tomada de decisões e a atenção

Estratégias para um aprendizado funcional: Otimizando a memória, a tomada de decisões e a atenção

Diante desse cenário, torna-se fundamental compreender os mecanismos cerebrais que impulsionam a inteligência, a compreensão e a memória, e buscar estratégias para otimizar o aprendizado.

por Redação CPAH

A era digital, com seus avanços tecnológicos, trouxe consigo inúmeras facilidades para o cotidiano, mas também desafios para o desenvolvimento cognitivo. O uso excessivo da internet e de dispositivos eletrônicos, quando não direcionado para fins criativos ou pedagógicos, pode levar à diminuição da capacidade de memorização e concentração, limitando o potencial de aprendizado (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

Diante desse cenário, torna-se fundamental compreender os mecanismos cerebrais que impulsionam a inteligência, a compreensão e a memória, e buscar estratégias para otimizar o aprendizado. A neuroplasticidade, capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar, pode ser estimulada por meio de atividades como a ginástica cerebral e o treinamento cognitivo, que promovem a interação entre os neurônios e fortalecem as conexões neurais (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

A memória, processo essencial para o aprendizado, é dividida em diferentes categorias, como a memória sensorial, a curto prazo, a de trabalho e a longo prazo. Cada uma dessas categorias desempenha um papel específico no armazenamento e na recuperação da informação, e a compreensão de seus mecanismos pode auxiliar na elaboração de estratégias de estudo mais eficazes (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

Para potencializar o aprendizado, é importante considerar o estilo de aprendizagem predominante nos alunos. Uma pesquisa com estudantes do ensino fundamental revelou que a maioria aprende de forma cinestésica, ou seja, por meio da prática e da manipulação de objetos. Esse dado evidencia a importância de utilizar recursos didáticos que estimulem os sentidos e promovam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

Além disso, o artigo apresenta diversas técnicas para memorizar informações de forma mais rápida e eficiente, como a repetição, o registro em áudio, a escrita, a divisão de notas, o ensino para outra pessoa, o uso de mapas mentais e a realização de pausas regulares durante o estudo. Essas estratégias, quando aplicadas de forma consistente, podem auxiliar na consolidação da memória e na otimização do aprendizado (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

É fundamental ressaltar a importância de um ambiente de aprendizagem adequado para o desenvolvimento cognitivo. O espaço físico, a organização do tempo, a interação social e a utilização de recursos didáticos variados são elementos que podem influenciar positivamente o processo de aprendizagem (JAIME ZAMUDIO; LÓPEZ ÁLVAREZ, 2022).

Em suma, o artigo destaca a importância de compreender os mecanismos cerebrais envolvidos no aprendizado e de utilizar estratégias eficazes para otimizar a memória, a tomada de decisões e a atenção. Ao estimular a neuroplasticidade, considerar os diferentes estilos de aprendizagem e aplicar técnicas de memorização adequadas, é possível promover um aprendizado mais funcional e significativo, preparando as futuras gerações para os desafios da era digital.

Referência:

JAIME ZAMUDIO, Karla Ivonne; LÓPEZ ÁLVAREZ, Ignacio de Jesús. Proceso de memoria, toma de decisiones y atención. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, v. 6, n. 2, p. 2911-2923, 2022.

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