Hopkins (1971) investigou a estabilidade e a mudança nos escores de QI verbal, não verbal e total de testes em grupo aplicados a alunos do 1º, 2º, 4º, 7º, 9º e 11º anos. Os resultados mostraram que os QIs verbais são mais estáveis que os não verbais, especialmente antes do ensino médio.
QIs de testes em grupo se mostraram menos estáveis que QIs do Stanford-Binet antes do 7º ano, após o qual a diferença na estabilidade diminui. Houve mudanças consideráveis nos escores de QI verbal até o 4º ano e nos escores de QI não verbal no ensino fundamental, com poucas mudanças depois disso.
As diferenças entre QIs verbais e não verbais mostraram pouca estabilidade antes do 7º ano e estabilidade considerável após esse período. A média de escores anteriores não melhorou a predição do desempenho intelectual futuro. A análise fatorial confirmou que a variância do QI verbal se estabiliza por volta do 4º ano e a do QI não verbal por volta do 7º ano.
Referência: Hopkins, K. D. (1971). The stability and change of language and non-language IQ scores. Final report. Project No. 0-H-024. Grant No. OEG-8-70-0007(509). University of Colorado, Boulder, Colorado.