A formação de uma personalidade curiosa na infância envolve a interação entre o desenvolvimento do sistema nervoso e a consolidação de memórias. Durante essa fase, a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de se modificar, é intensificada, permitindo a formação de novos engramas de memória, que são representações neurológicas de experiências e aprendizados (Abreu Rodrigues, 2021). No entanto, nem todas as memórias e aprendizados consolidados no cérebro são benéficos para a construção da personalidade da criança.
O uso excessivo de dispositivos eletrônicos, por exemplo, pode prejudicar o desenvolvimento de áreas cerebrais importantes, como o lobo frontal, e interferir na formação de memórias sólidas e duradouras (Abreu Rodrigues, 2021). Para estimular a curiosidade, é crucial que os pais atuem como mediadores na relação da criança com as telas, incentivando atividades que estimulem a criatividade e a busca por conhecimento, como desenhos, leitura, jogos e práticas esportivas.
Exemplo prático: Em vez de entregar um celular para a criança quando ela está inquieta, os pais podem propor uma atividade de desenho com papel e lápis de cor, estimulando sua criatividade e imaginação. Essa interação não apenas afasta a criança das telas, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e fortalece o vínculo entre pais e filhos.
Referência
Abreu Rodrigues, F. (2021). Como desenvolver uma personalidade curiosa na criança: Formatando novos engramas de memória e consolidando as informações como projeto de personalidade. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(5). https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i5.1022