Início ColunaGenética Como a “Inteligência de Desempenho” é codificada pelo genoma?

Como a “Inteligência de Desempenho” é codificada pelo genoma?

A inteligência é uma das características mais hereditárias em humanos, com estimativas de herdabilidade variando de 25 a 40% na infância e chegando a até 80% na idade adulta.

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Charles Darwin, o renomado biólogo evolucionista, escreveu: “Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente, mas a mais receptiva à mudança.” Apesar dessa afirmação, a inteligência humana continua sendo um tema fascinante e amplamente discutido. A inteligência é uma das características mais hereditárias em humanos, com estimativas de herdabilidade variando de 25 a 40% na infância e chegando a até 80% na idade adulta.

Diversos estudos demonstraram o papel central do hipocampo no aprendizado e na memória. Danos a essa região do cérebro prejudicam seletivamente a capacidade de aprender e lembrar. O gene da proteína associada ao sinaptossoma de 25 kDa (SNAP-25) está localizado em uma área previamente sugerida como um elo importante para a inteligência e é altamente expresso pelos neurônios no hipocampo. O gene SNAP-25, situado no cromossomo 20p12–12p11.2, codifica uma proteína do terminal pré-sináptico.

No cérebro maduro, o produto do gene SNAP-25 forma um complexo com a sintaxina e as proteínas da vesícula sináptica que medeiam a exocitose de neurotransmissores da vesícula sináptica para a fenda sináptica. Devido ao importante papel do gene SNAP-25 no aprendizado e na memória, que são dois componentes principais da inteligência, a variante nesse gene pode influenciar as diferenças individuais na inteligência.

Neste estudo, pesquisadores conduziram um estudo de associação baseado em família de duas coortes independentes de crianças e adultos para investigar se o gene SNAP-25 desempenha um papel na inteligência humana. No total, 12 SNPs de marcação foram selecionados para genotipagem. Na coorte jovem, a capacidade cognitiva foi avaliada com a adaptação holandesa da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças-Revisada e consistiu em quatro subtestes verbais (semelhanças, vocabulário, aritmética e extensão de dígitos) e dois subtestes de desempenho (desenho com blocos e montagem de objetos). Na coorte adulta, a adaptação holandesa da Escala de Inteligência Wechsler para Adultos III-Revisada avaliou o QI e consistiu em quatro subtestes verbais (informação, semelhanças, vocabulário e aritmética) e quatro subtestes de desempenho (completar figuras, desenho com blocos, raciocínio matricial e substituição de dígitos por símbolos). Os resultados mostraram que o alelo G de rs363039 estava significativamente associado a um QI de desempenho mais alto na coorte jovem (N=381) e na análise combinada das coortes jovem e adulta (N=652). Na análise combinada, rs363039 também mostrou associações significativas tanto no QI verbal quanto no QI de escala completa na mesma direção de efeito.

O SNP rs363039 foi marcado na região 5’UTR do gene SNAP-25 neste estudo, e os pesquisadores sugeriram que as variantes genéticas localizadas nessa região não codificadora podem estar regulando a expressão da proteína. Essas variantes podem influenciar os locais de ligação regulatória, o que, por sua vez, pode modificar a expressão gênica e, consequentemente, a regulação da liberação de neurotransmissores. Um mecanismo complexo de mudanças sutis no ajuste fino no nível da maquinaria de liberação de neurotransmissores, bem como na interação entre os subtipos de receptores de neurotransmissores, pode afetar as diferenças individuais na memória e no aprendizado.

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