Van EscortDiyarbakır EscortMardin EscortKayseri EscortVan EscortDiyarbakır EscortMardin EscortKayseri EscortMardin EscortVan EscortMardin EscortMardin Escortmatbet girişatlasbet girişMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin Escortmardin escortMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin EscortVan Escortvan escortVan Escort
Início ColunaNeurociênciasO QI prediz o sucesso?

O QI prediz o sucesso?

A inteligência psicométrica, avaliada pelo Quociente de Inteligência (QI), é um conjunto de habilidades cognitivas que emanam da velocidade de processamento e da memória de trabalho, entre outros processos básicos, abrangendo o pensamento linguístico, lógico-matemático e abstrato, a detecção de padrões, a aprendizagem e a resolução de problemas.

por Redação CPAH

A esmagadora maioria das evidências aponta claramente que sim. A inteligência psicométrica, avaliada pelo Quociente de Inteligência (QI), é um conjunto de habilidades cognitivas que emanam da velocidade de processamento e da memória de trabalho, entre outros processos básicos, abrangendo o pensamento linguístico, lógico-matemático e abstrato, a detecção de padrões, a aprendizagem e a resolução de problemas. É amplamente reconhecida como a medida mais robusta, estável e confiável em toda a psicologia, com enormes implicações para fins clínicos, educacionais e organizacionais, incluindo políticas públicas (Hermstein & Murray, 1994), (Ulrich et al., 1996), (Anastasi & Urbina, 1997), (Kaufman, 2009), (Mackintosh, 2011), (Lynn & Vanhanen, 2012).

Há ampla evidência de que o QI é preditivo do desenvolvimento socioeconômico e tecnológico de um país. Estudos indicam que há uma correlação significativa entre o QI médio da população e o crescimento econômico, bem como o progresso tecnológico (Meisenberg, 2012), (Rindermann, Sailer, & Thompson, 2009), (Jones & Schneider, 2006), (Hunt, 2012), (Kirkegaard, 2014).

Um estudo ainda não publicado, realizado na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, Brasil, com uma amostra de 820 participantes, demonstrou uma forte associação entre o QI e o sucesso educacional e econômico. De fato, a partir de um escore na faixa inferior da normalidade (76-90), cada ponto de QI está relacionado a, em termos relativos, um aumento de 2% na chance de concluir um Mestrado ou Doutorado e um aumento de 6% na renda individual.

Referências

Anastasi, A., & Urbina, S. (1997). Psychological Testing (7a ed.). Upper Saddle River (NJ): Prentice Hall. pp. 326-327. ISBN 978-0-02-303085-7.

Hermstein, R., & Murray, C. (1994). The Bell Curve: Intelligence and Class Structure in American Life. Free Press. ISBN 0-02-914673-9.

Kaufman, A. S. (2009). IQ Testing 101. New York: Springer Publishing. ISBN 978-0-8261-0629-2.

Kirkegaard, E. (2014). Flynn-effect and economic growth: Do national increases in intelligence lead to increases in GDP? Retrieved from https://www.gwern.net/docs/iq/2014-kirkegaard.pdf.

Lynn, R., & Vanhanen, T. (2012). INTELLIGENCE: A Unifying Construct for the Social Sciences. Ulster Institute for Social Research.

Mackintosh, N. J. (2011). IQ and Human Intelligence (2a ed.). Oxford: Oxford University Press. ISBN 978-0-19-958559-5.

Meisenberg, G. (2012). The impact of low, average, and high IQ on economic growth and technological progress: Do all individuals contribute equally? Intelligence, 40(5), 506-517.

Rindermann, H., Sailer, M., & Thompson, J. (2009). Are the Wealthiest Countries the Smartest Countries? Intelligence, 37(4), 405-417.

Ulrich, N., Boodoo, G., Bouchard, T. J., Boykin, A. W., Brody, N., Ceci, S. J., Halpern, D. F., Loehlin, J. C., Perloff, R., Sternberg, R. J., & Urbina, S. (1996). Intelligence: Knowns and unknowns (PDF). American Psychologist, 51(2), 77-101. doi:10.1037/0003-066X.51.2.77. Acessado em junho de 2017.

Alguns destaques

Deixe um comentário

7 + 10 =

Translate »