Van EscortDiyarbakır EscortMardin EscortKayseri EscortVan EscortDiyarbakır EscortMardin EscortKayseri EscortMardin EscortVan EscortMardin EscortMardin Escortmatbet girişatlasbet girişMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin Escortmardin escortMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin EscortMardin EscortVan Escortvan escortVan Escort
Início ColunaNeurociênciasA aquisição de termos mentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Portugal: uma análise do impacto dos fatores sociodemográficos

A aquisição de termos mentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Portugal: uma análise do impacto dos fatores sociodemográficos

O estudo de Silva et al. (2024) investigou a aquisição de termos mentais em crianças portuguesas com TEA, buscando identificar fatores que influenciam esse processo.

por Redação CPAH

A aquisição de linguagem é um marco crucial no desenvolvimento infantil, e em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa habilidade pode apresentar desafios específicos. O estudo de Silva et al. (2024) investigou a aquisição de termos mentais em crianças portuguesas com TEA, buscando identificar fatores que influenciam esse processo.

O estudo, que contou com a participação de 61 crianças com TEA e 30 crianças com desenvolvimento típico, utilizou o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates III (CDI-III) para avaliar o vocabulário das crianças, incluindo termos relacionados a processos mentais e emoções. Além disso, um questionário sociodemográfico foi aplicado para coletar informações sobre as crianças e suas famílias.

Os resultados revelaram que crianças com TEA apresentam um vocabulário menor em comparação com crianças com desenvolvimento típico, especialmente em termos relacionados a estados mentais e emoções. Essa dificuldade na aquisição de termos mentais pode impactar a comunicação social e a compreensão das emoções em crianças com TEA.

A pesquisa também investigou a influência de fatores sociodemográficos na aquisição da linguagem em crianças com TEA. Embora algumas correlações tenham sido encontradas, como a relação entre a escolaridade dos pais e o desenvolvimento da linguagem, os autores enfatizam que esses resultados não estabelecem uma relação de causalidade direta.

O estudo de Silva et al. (2024) contribui para a compreensão da aquisição da linguagem em crianças com TEA em Portugal, destacando a importância de considerar os fatores sociodemográficos nesse processo. Os resultados podem auxiliar no desenvolvimento de intervenções e terapias mais eficazes para crianças com TEA, visando aprimorar suas habilidades de comunicação e interação social.

Referência:

SILVA, Gizela et al. A aquisição de termos mentais em crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) Portugal. Revista Virtual de Desenvolvimento Científico, v. 5, n. 1, p. 38-71, 2024.

Alguns destaques

Deixe um comentário

um × 3 =

Translate »