Avaliação da personalidade de adultos superdotados intelectualmente: uma abordagem de traços dimensionais|

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Por: Dra. Natalie Banaskiwitz

A análise apresentada no artigo “Personality assessment of intellectually gifted adults: A dimensional trait approach” por Matta et al. (2018) explora a inter-relação entre altas habilidades intelectuais e traços de personalidade, utilizando uma abordagem dimensional para entender melhor a vulnerabilidade psicológica e os padrões de ajuste social em adultos superdotados. O estudo se destaca por sua tentativa de suprir lacunas presentes na literatura sobre a personalidade de indivíduos com altas capacidades, especialmente no que se refere ao impacto dessas capacidades no funcionamento psicológico e social.

Abordagem Dimensional de Personalidade

O artigo utiliza o modelo dimensional de Livesley, o qual propõe que traços de personalidade sejam avaliados ao longo de um contínuo, variando de adaptativo a disfuncional, em vez de categorizações rígidas de transtornos mentais. Tal modelo se mostra particularmente adequado para a população de superdotados, uma vez que as vulnerabilidades apresentadas por esses indivíduos frequentemente não se enquadram nos critérios formais de diagnóstico psicopatológico, mas podem ainda assim gerar dificuldades significativas no âmbito social e emocional.

A escolha por essa abordagem é apropriada, dado que o desenvolvimento de adultos com altas habilidades intelectuais não necessariamente se alinha com as trajetórias típicas. A avaliação dimensional permite capturar a complexidade e a variação nos traços de personalidade, sem necessariamente patologizar essas diferenças. A pesquisa identificou diferenças importantes em traços como rejeição e narcisismo, sugerindo que superdotados podem estar mais propensos a dificuldades de ajuste social e ao isolamento.

Traços de Vulnerabilidade e Implicações Psicossociais

Os resultados revelam que adultos superdotados pontuaram significativamente mais alto em traços de rejeição e narcisismo quando comparados ao grupo de controle. Traços como baixa afiliação e expressão restrita também foram destacados, indicando dificuldades em estabelecer relacionamentos afetivos e uma possível tendência ao isolamento social. Esses achados corroboram a teoria da “desarmonia”, que sugere que indivíduos com alta inteligência enfrentam desafios sociais e emocionais únicos, que podem predispor a vulnerabilidades psicológicas.

A interpretação dos dados aponta para uma possível ligação entre a falta de apoio emocional durante a infância e o desenvolvimento de características de personalidade disfuncionais. A ausência de um ambiente que reconheça e atenda adequadamente às necessidades desses indivíduos durante o desenvolvimento pode resultar em traços de personalidade mal ajustados, como compulsividade e suspeição. Esses traços, embora não levem necessariamente a transtornos psicopatológicos graves, podem dificultar as interações sociais e a adaptação em ambientes interpessoais.

Diferenças de Gênero

O estudo também explorou as diferenças de gênero dentro do grupo de superdotados, revelando que as mulheres tendem a apresentar maiores vulnerabilidades emocionais, como ansiedade e problemas de identidade, enquanto os homens tendem a apresentar níveis mais elevados de narcisismo e insensibilidade. Esses resultados sugerem que as mulheres superdotadas podem enfrentar desafios adicionais relacionados a normas sociais e expectativas de gênero, que exacerbam suas dificuldades em regular emoções e em encontrar apoio adequado para suas habilidades excepcionais.

A diferença de gênero observada também pode ser interpretada à luz das pressões socioculturais sobre as mulheres superdotadas, que frequentemente lutam para equilibrar suas capacidades intelectuais com expectativas de gênero mais amplas. Esse conflito pode contribuir para um aumento nos sentimentos de inadequação e isolamento, o que, por sua vez, pode afetar negativamente a saúde mental e o bem-estar geral.

Considerações Finais e Limitações

O artigo de Matta et al. oferece uma contribuição valiosa para a compreensão da personalidade em adultos superdotados. No entanto, é importante notar que o estudo é limitado por sua amostra restrita a membros da Mensa, o que pode não representar completamente a diversidade da população superdotada. Futuros estudos devem considerar uma amostra mais ampla e diversificada, incluindo adultos com outras formas de superdotação e diferentes trajetórias educacionais e profissionais.

Além disso, a abordagem dimensional empregada é eficaz para capturar nuances nas vulnerabilidades de personalidade, mas pode ser complementada por avaliações longitudinais que acompanhem o desenvolvimento dessas características ao longo do tempo. Tal abordagem poderia fornecer uma visão mais completa de como a superdotação e os traços de personalidade interagem com o ambiente para moldar o desenvolvimento psicológico.

Conclusão

Os achados de Matta et al. demonstram que indivíduos com altas habilidades intelectuais possuem traços de personalidade que, embora não patológicos, podem dificultar a adaptação social e emocional, especialmente em contextos onde suas necessidades emocionais não foram atendidas adequadamente. A pesquisa destaca a importância de um ambiente de apoio adequado desde a infância, bem como o reconhecimento das características únicas desses indivíduos para evitar que suas vulnerabilidades psicológicas se transformem em dificuldades maiores na vida adulta.

Referências

  • MATTA, M.; GRITTI, E.S.; LANG, M. Personality assessment of intellectually gifted adults: A dimensional trait approach. Personality and Individual Differences, 2018. DOI: 10.1016/j.paid.2018.05.009.

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