Início Coluna Alopecia por tração: conheça doença da cantora Ariana Grande

Alopecia por tração: conheça doença da cantora Ariana Grande

por Redação CPAH

Por Dr Gustavo Martins

A cantora Ariana Grande é conhecida no mundo todo pelos seus sucessos e uma das suas maiores marcas, além da potente voz, é o penteado. Ariana sempre usou um rabo de cavalo bem firme e isso pode ter causado uma doença; É que a cantora é mais um dos nomes que sofrem com a alopecia por tração. Devido ao seu penteado meio preso característico, a artista, assim como a brasileira Viviane Araújo, também desenvolveu uma alopecia por tração.

Para quem não conhece, de acordo com o Ministério da Saúde, a alopecia ou calvície é ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, a alopecia por tração acontece quando a pessoa faz penteados, como tranças e rabos de cavalo apertados, que forçam a raiz do cabelo. Nestes casos, pode haver dano irreversível quando o folículo é danificado.

Ainda segundo Gustavo, com exceção à queda de cabelos de causa hereditária, nos outros casos, a alopecia pode ser evitada ou retardada, se forem afastados os fatores de risco e introduzidos alguns medicamentos. Porém, há casos em que só o implante de cabelos pode representar uma solução estética para a calvície.

“No caso especificamente da alopecia por tração é importante que o paciente siga todas as recomendações do médico que o acompanha, que pode envolver medicamentos e também o ‘descanso’ do couro cabeludo”, finalizou.

Alguns destaques

Deixe um comentário

onze + 1 =

Translate »