A Síndrome de Tourette (ST), um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado pela presença de tiques motores e vocais, apresenta desafios significativos para o desenvolvimento infantil e a integração social. As manifestações da ST, muitas vezes incompreendidas e estigmatizadas, podem levar ao isolamento social, dificuldades escolares e problemas emocionais na criança (Rodrigues & Wagner, 2021).
Além dos tiques, a ST frequentemente se associa a outras comorbidades, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), intensificando os desafios enfrentados pelos pacientes (Rodrigues & Wagner, 2021). O diagnóstico precoce e preciso, realizado por meio de avaliação clínica e exames complementares, é crucial para o desenvolvimento de um plano terapêutico individualizado, que pode incluir intervenções farmacológicas e psicoterapêuticas.
O apoio familiar e escolar desempenha um papel fundamental no manejo da ST, promovendo a compreensão, aceitação e inclusão da criança no ambiente social e educacional. Estratégias de intervenção psicossocial, como a terapia cognitivo-comportamental, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e na redução do impacto dos tiques na vida da criança (Rodrigues & Wagner, 2021).
Em suma, a ST, embora desafiadora, não define o futuro da criança. Com o suporte adequado e intervenções personalizadas, é possível promover o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por essa síndrome.
Referência:
RODRIGUES, Fabiano de Abreu; WAGNER, Roselene Espírito Santo. A Síndrome de La Tourette traz implicações sociais significativas aos pacientes. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 42308-42314, abr. 2021.