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A Racionalidade Aprimorada no Transtorno do Espectro Autista: Uma Perspectiva Neurocientífica

. No entanto, estudos recentes destacam habilidades cognitivas aprimoradas em indivíduos com TEA, especialmente em termos de racionalidade e tomada de decisão.

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Introdução

O transtorno do espectro autista (TEA) é frequentemente associado a desafios na cognição social e na comunicação. No entanto, estudos recentes destacam habilidades cognitivas aprimoradas em indivíduos com TEA, especialmente em termos de racionalidade e tomada de decisão.

Evidências e Discussão

Racionalidade e Tomada de Decisão:

Pesquisas indicam que indivíduos com TEA exibem uma racionalidade aprimorada, com julgamentos mais objetivos e decisões menos tendenciosas em comparação com indivíduos neurotípicos. Este fenômeno é observado em várias áreas, incluindo o raciocínio e o julgamento, onde indivíduos com TEA muitas vezes superam seus pares neurotípicos (Rozenkrantz, D’Mello & Gabrieli, 2021).

Redução de Viéses Cognitivos:

Indivíduos com TEA tendem a ser menos suscetíveis a viéses cognitivos comuns, como o efeito de enquadramento, que é a tendência de tomar decisões diferentes com base em como as opções são apresentadas. Essa habilidade de processar informações de maneira mais objetiva pode fornecer uma vantagem em contextos onde decisões racionais são cruciais (Rozenkrantz, D’Mello & Gabrieli, 2021).

Implicações para a Neurociência e Educação:

A compreensão dessas habilidades aprimoradas pode influenciar a forma como abordamos a educação e o suporte para indivíduos com TEA. Reconhecer e promover essas habilidades pode não apenas ajudar na integração social, mas também na contribuição significativa para áreas que requerem alta precisão e racionalidade na tomada de decisões (Rozenkrantz, D’Mello & Gabrieli, 2021).

Conclusão

As capacidades cognitivas aprimoradas de indivíduos com TEA, especialmente em termos de racionalidade e tomada de decisão, desafiam a visão convencional do transtorno. Essas descobertas destacam a importância de uma abordagem equilibrada que reconheça tanto os desafios quanto os pontos fortes inerentes ao TEA, promovendo um entendimento mais holístico e inclusivo.

Referência

ROZENKRANTZ, Liron; D’MELLO, Anila M.; GABRIELI, John D. E. Enhanced rationality in autism spectrum disorder. Trends in Cognitive Science, 2021. Disponível em: https://gablab.mit.edu/publications/enhanced-rationality-in-autism-spectrum-disorder/.

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