A Importância da avaliação precoce em crianças com alta capacidade intelectual

A identificação precoce de crianças com altas habilidades intelectuais é crucial para que suas necessidades específicas sejam atendidas e seu potencial pleno seja desenvolvido. O artigo “Perguntas Comuns sobre Inteligência Extrema em Crianças e Pré-escolares” (INSTITUTO DAVIDSON PARA O DESENVOLVIMENTO DO TALENTO, s.d.) destaca a importância de reconhecer os sinais precoces de inteligência extrema em crianças pequenas, como o desenvolvimento precoce da linguagem, a longa capacidade de atenção e o estado de alerta incomum.

O estudo de Rogers e Silverman (1997), citado no artigo, revelou que 94% das crianças com altas habilidades eram muito alertas quando bebês e 91% apresentaram desenvolvimento precoce da linguagem. Além disso, 60% demonstraram desenvolvimento precoce de habilidades motoras e 48,9% foram ambidestros em algum momento do desenvolvimento.

O artigo enfatiza que a identificação precoce do talento intelectual em crianças pequenas é fundamental para que elas recebam o suporte adequado e tenham suas necessidades educacionais atendidas de forma eficaz. A avaliação precoce permite que pais e educadores compreendam as características únicas dessas crianças e desenvolvam estratégias para estimular seu potencial, como enriquecimento curricular, aceleração em áreas específicas e acesso a programas especiais para crianças superdotadas.

É importante ressaltar que nem todas as crianças com altas habilidades apresentam os mesmos sinais precoces, e algumas podem até mesmo apresentar atrasos em certas áreas do desenvolvimento. Portanto, uma avaliação abrangente e individualizada é essencial para identificar as necessidades de cada criança e planejar as intervenções mais adequadas.

Referência:

INSTITUTO DAVIDSON PARA O DESENVOLVIMENTO DO TALENTO. Perguntas Comuns sobre Inteligência Extrema em Crianças e Pré-escolares. s.d. Disponível em: https://www.davidsongifted.org/wp-content/uploads/2022/01/FAQ-Extreme-Intelligence-Portuguese.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.

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