Início ColunaNeurociências A aquisição de termos mentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Portugal: uma análise do impacto dos fatores sociodemográficos

A aquisição de termos mentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Portugal: uma análise do impacto dos fatores sociodemográficos

O estudo de Silva et al. (2024) investigou a aquisição de termos mentais em crianças portuguesas com TEA, buscando identificar fatores que influenciam esse processo.

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A aquisição de linguagem é um marco crucial no desenvolvimento infantil, e em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa habilidade pode apresentar desafios específicos. O estudo de Silva et al. (2024) investigou a aquisição de termos mentais em crianças portuguesas com TEA, buscando identificar fatores que influenciam esse processo.

O estudo, que contou com a participação de 61 crianças com TEA e 30 crianças com desenvolvimento típico, utilizou o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates III (CDI-III) para avaliar o vocabulário das crianças, incluindo termos relacionados a processos mentais e emoções. Além disso, um questionário sociodemográfico foi aplicado para coletar informações sobre as crianças e suas famílias.

Os resultados revelaram que crianças com TEA apresentam um vocabulário menor em comparação com crianças com desenvolvimento típico, especialmente em termos relacionados a estados mentais e emoções. Essa dificuldade na aquisição de termos mentais pode impactar a comunicação social e a compreensão das emoções em crianças com TEA.

A pesquisa também investigou a influência de fatores sociodemográficos na aquisição da linguagem em crianças com TEA. Embora algumas correlações tenham sido encontradas, como a relação entre a escolaridade dos pais e o desenvolvimento da linguagem, os autores enfatizam que esses resultados não estabelecem uma relação de causalidade direta.

O estudo de Silva et al. (2024) contribui para a compreensão da aquisição da linguagem em crianças com TEA em Portugal, destacando a importância de considerar os fatores sociodemográficos nesse processo. Os resultados podem auxiliar no desenvolvimento de intervenções e terapias mais eficazes para crianças com TEA, visando aprimorar suas habilidades de comunicação e interação social.

Referência:

SILVA, Gizela et al. A aquisição de termos mentais em crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) Portugal. Revista Virtual de Desenvolvimento Científico, v. 5, n. 1, p. 38-71, 2024.

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