Início Análise de Pesquisa Estudo afirma que Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes

Estudo afirma que Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes

por Redação CPAH

De acordo com um estudo publicado na revista médica britânica The BMJ, a ingestão de suplementos que contém vitamina D e ômega-3 pode reduzir as chances de adultos desenvolverem distúrbios autoimunes, como psoríase e doenças da tireoide. A pesquisa certificou que pessoas com 50 anos de idade ou mais, tomando 2.12 mg de vitamina D3 por mais de cinco anos apresentaram uma redução de 22% em diagnósticos autoimunes confirmados. 

O estudo, que analisou 25.871 homens e mulheres com 50 anos ou mais, também encontrou uma possível conexão entre uma redução nos distúrbios autoimunes e a ingestão de 1.000 mg de óleo de peixe. Entretanto, essa ligação não alcançou uma estatística significativa. Os participantes faziam parte do VITAL, um estudo de pesquisa randomizado, controlado por placebo e projetado para ver se a ingestão de dietéticos diários de vitamina D3 ou ácidos graxos reduziria o risco de desenvolver câncer e doenças cardíacas em pessoas sem histórico prévio.

A pesquisa, porém, descobriu que tanto tomar suplementos de ômega-3 quanto de vitamina, versus somente o efeito placebo, diminuiu a probabilidade de desenvolver doenças autoimunes em cerca de 30%. Atualmente, o estudo está em seu sétimo ano, e durante os cinco primeiros, os pesquisadores não conseguiram separar quais dos vários distúrbios autoimunes se beneficiariam mais dos suplementos analisados. No entanto, a pesquisa segue analisando e mais dados devem ser divulgados no futuro.

Link do estudo: https://www.bmj.com/content/376/bmj-2021-066452

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!