Início Notícias Artrose do quadril? Entenda como essa doença afeta o corpo

Artrose do quadril? Entenda como essa doença afeta o corpo

por Maria Andrade

Doença pode reduzir ou diminuir movimento articular. Pra  entender como o tratamento pode recuperar o bem estar da pessoa partimos do princípio.  A artrose do quadril é uma doença degenerativa muito comum provocada pelo desgaste da articulação da região. Geralmente, acontece em pessoas acima dos 45 anos, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, principalmente no caso de atletas que utilizam muito a articulação.

Esse desgaste da cartilagem provoca dores contínuas que podem reduzir e/ou dificultar os movimentos do paciente. Ao longo do tempo, os sintomas diminuem a qualidade de vida como um todo, prejudicando inclusive a vida sexual do indivíduo. O tratamento para essa doença inclui o uso de medicamentos, fisioterapia ou a cirurgia de prótese de quadril. Estudos clínicos ressaltam os benefícios do procedimento cirúrgico, que é capaz de reduzir as dores, retomar os movimentos e recuperar o bem estar do indivíduo.

Entretanto, nos primeiros meses após a operação, período onde a musculatura ainda está enfraquecida, é necessário adotar alguns cuidados, alerta o cirurgião ortopedista David Gusmão: “será mais prazeroso ao casal que eles esperem pelo menos 2 meses após realizar a cirurgia para retornar a vida sexual”, sinaliza. Embora o assunto seja pouco pautado, o ortopedista David Gusmão ressalta que é essencial para o bem estar do paciente abordar a influência da doença e do tratamento na sua vida sexual: “é importante falar sobre este tópico porque às vezes o paciente pode sentir-se constrangido de perguntar sobre o tema ao seu médico”, afirma o ortopedista David Gusmão.

“Na medida que passa o tempo e as técnicas se tornam mais modernas cada vez menos cuidados são necessários. Porém, não custa ter um cuidado maior: principalmente nos primeiros 2 ou 3 meses após a cirurgia, período onde a musculatura ainda está sendo fortalecida”, constata o médico ortopedista. Em seu vídeo sobre “prótese de quadril e atividade sexual”, o cirurgião ortopedista especialista em quadril, David Gusmão explica de acordo com dados de um estudo científico, quais são as posições sexuais indicadas para quem realizou a cirurgia de prótese de quadril.

 

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!