Início Notícias Telescópio Hubble fotografa estranha forma triangular entre duas galáxias

Telescópio Hubble fotografa estranha forma triangular entre duas galáxias

por Redação CPAH

Foto: NASA/STScI/J.

O Telescópio Espacial Hubble, existente desde 1990, captou a imagem de uma forma triangular incomum composta por duas galáxias em colisão. Esse choque frontal entre os dois grandes sistemas culminou em uma formação de estrelas, responsável por criar um “triângulo excêntrico de estrelas recém-formadas”, como descreveu a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). 

De acordo com a agência do governo federal americano, o conjunto da dupla de galáxias é chamada de Arp 143, a que se encontra no centro do triângulo é conhecida como NGC 2445, e sua contraparte menos chamativa é a NGC 2444. A explicação da Nasa sobre o ocorrido é que os dois grandes sistemas passaram uns pelos outros, resultando em uma tempestade de estrelas.

De acordo com a entidade, é como se as duas galáxias estivessem competindo em uma espécie de cabo de guerra cósmico, e a NGC 2444 parece estar vencendo. A parte menos brilhante puxa fios de gás da NGC 2445, o que atrai estrelas jovens e azuis, criando um efeito de ponte entre as duas galáxias. 

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!