Início Notícias Estudantes participam de estudo sobre habilidades de leitura

Estudantes participam de estudo sobre habilidades de leitura

por Redação CPAH

Cerca de 6.300 estudantes brasileiros, de 193 escolas públicas e privadas, vão participar do principal estudo internacional de avaliação da literacia de leitura. Literacia é o conjunto de habilidades, como identificação das palavras, ortografia e compreensão dos textos. Trata-se do PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).

A avaliação vai ser aplicada até o dia 3 de dezembro pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e terá duas abordagens: a experiência literária; e a aquisição e uso de informação.

O público-alvo do Pirls são os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por se tratar do momento decisivo para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Nesse período da trajetória escolar, os alunos já devem ter aprendido a ler e já utilizam a leitura como instrumento de aprendizagem.

Os resultados individuais não serão divulgados, mas vão possibilitar um diagnóstico de comparação entre os 68 países participantes.

O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, que é uma cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Fonte: Agência Brasil

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!