Início Opinião Cólicas e desconforto pélvico: não é normal sentir dor durante o menstruação

Cólicas e desconforto pélvico: não é normal sentir dor durante o menstruação

por Redação CPAH

Por: Dr. Alexandre Silva e Silva

Dor intensa, disfunção intestinal e sangramento intenso podem ser indicativos de endometriose, doença que atinge mais de 180 milhões de mulheres em todo o mundo

A menstruação é um processo natural que acontece com todas as mulheres saudáveis do planeta. O sangramento mensal, que se inicia desde o começo da adolescência, com a menarca, e dura até fim da fase adulta, a chamada menopausa, apesar de trazer consigo alguns desconfortos, não pode e nem deve, atrapalhar a vida da mulher.

A dor intensa, por exemplo, não é um sintoma menstrual, e apesar das cólicas serem temidas juntamente por causarem dor na região pélvica e abdominal, quando elas se apresentam de forma insuportável, pode ser um sinal de alerta de que algo não vai bem.

Um dos principais sintomas da endometriose, que é uma inflamação do tecido que reveste o útero, é a dor intensa durante o período menstrual. Além desse desconforto, a condição, que atinge mais de 180 milhões de mulheres em todo o mundo, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), também se caracteriza pelo fluxo aumentado ou irregular, alterações intestinais, dor durante as relações sexuais e até fadiga.

Com avanços da medicina e da tecnologia, hoje a endometriose é uma doença tratável e com procedimentos minimamente invasivos, dando mais segurança e conforto à mulher.

*Dr. Alexandre Silva e Silva é ginecologista especialista em mioma, especialista em Ginecologia Minimamente Invasiva e em cirurgia robótica.

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!