Início Notícias Neandertais tinham a capacidade de ouvir e reproduzir sons como os Sapiens Sapiens

Neandertais tinham a capacidade de ouvir e reproduzir sons como os Sapiens Sapiens

por Fabiano de Abreu Rodrigues

Os neandertais tinham um sistema auditivo tão agudo quanto o do Homo sapiens, o que poderia representar uma prova adicional de que possuíam uma capacidade de comunicação muito semelhante aos humanos modernos.

Embora alguns especialistas defendam a ideia de que só o Homo sapiens desenvolveu a capacidade de conceber símbolos e de comunicá-los através da linguagem, a professora Mercedes Conde-Valverde, da Universidade espanhola de Alcalá e responsável pelo estudo, lembrou que a ciência fornece cada vez mais provas de “comportamentos complexos dos neandertais”.

Por exemplo, foi comprovado que esta espécie que desapareceu há cerca de 40 mil anos enterrava os seus mortos, sabia ornamentar os corpos e fabricar instrumentos sofisticados.

Para saber se os neandertais poderiam ter uma linguagem, foi preciso determinar se podiam simbolizar conceitos e se tinham a capacidade anatómica necessária para expressá-los, segundo o estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution.

Para isso, cientistas reconstituíram virtualmente os canais auditivos externos e médios de cinco espécimes que viveram entre 130 mil e 45 mil anos atrás.

Depois, mediram a sua capacidade para captar sons e a sua faixa de frequência, já que “quanto mais ampla for, mais variados são os sons e mais eficaz a comunicação”, disse à AFP Conde-Valverde, especialista em bioacústica.

Por fim, compararam todos esses valores com dois grupos de humanos modernos e de espécimes dos primeiros antepassados dos neandertais encontrados na Sima de los Huesos, no norte da Espanha, e fechados há 430 mil anos.

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!