Início Notícias Cães ou teste PCR? Eficácia na identificação de covid-19 é semelhante dizem estudos.

Cães ou teste PCR? Eficácia na identificação de covid-19 é semelhante dizem estudos.

por Fabiano de Abreu Rodrigues

Um estudo que foi publicado recentemente conclui que cães altamente treinados podem detetar a Covid-19 com a mesma taxa de eficácia dos testes PCR.

O estudo cientifico foi divulgado pelo Journal of the American Osteopathic Association reforçou a ideia que estava a ser estudada concluindo a alta eficácia do olfato canino para a identificação de pessoas infetadas com o novo coronavírus. Se treinados, os cachorros podem apresentar taxas de eficácia para identificar o vírus Sars-CoV-2 semelhantes às obtidas em testes RT-PCR.

De acordo com os estudos levados a cabo, a taxa de acerto foi estimada acima de 83%. Em algumas avaliações, a análise canina foi perfeita, com 100% de eficácia. Estudos anteriores, vale destacar, apontavam que a eficácia do olfato canino para “farejar” o novo coronavírus ultrapassava taxas de 90% e até de 95% de acerto.

Já são alguns os países que estão a usar os cães como forma auxiliar da deteção do vírus, como é o caso da França ou da Finlândia, principalmente nos aeroportos.

 

Alguns destaques

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido! NÃO É PERMITIDO COPIAR !!